Caro educador,

As fichas pedagógicas são exemplos de exercícios a serem aplicados em sala de aula, usando recursos simples e disponibilizados nessa mídia, como a cartilha SaferDic@s, matérias jornalísticas, pesquisas e histórias em quadrinho.

As sugestões de atividade são acompanhadas de indicação de dinâmica, roteiro, tempo de duração e recursos adicionais necessários, como folhas de papéis, fotocópias, quadro branco e/ou datashow. Esperamos que o material sirva também de inspiração para outras ações e que você possa disponibilizá-lo para outros educadores. Basta enviar suas sugestões através do nosso Canal de Ajuda

Boa aula!

FICHA 01 - SaferDic@s em debate

Esta ficha propõe uma leitura comentada da Cartilha SaferDic@s, demonstrando de que forma aproveitar os recursos da Internet de forma segura.

FICHA 02 - Usando o banco de matérias do Kit SaferNet

Traz subsídios para promover o debate entre os alunos sobre casos reais de perigos on-line que podem colocá-los em risco. A leitura do material pode facilitar a compreensão dos riscos concretos e auxiliar a contextualização do tema no cotidiano dos alunos.

FICHA 03 - A Internet, eu e a sociedade: o que está mudando?

Tem como proposta debater sobre o impacto da Internet em nossas vidas, tendo como foco as gerações multimídia e o cotidiano on-line.

FICHA 04 - Calculando os riscos online

A proposta desta ficha é trabalhar alguns conceitos matemáticos, especialmente de probabilidades, com base nas pesquisas sobre sobre os perigos on-line. Os educadores podem aproveitar os modelos de pesquisa da SaferNet para criar pesquisas na própria escola e trabalhar as dicas de uso seguro conjuntamente com os exercícios de cálculos.

FICHA 05 - Que história é essa?

A atividade proposta nesta ficha é trabalhar na elaboração de casos sobre perigos on-line com o foco nos cuidados ao publicar informações pessoais na Internet.

FICHA 06 - Animações: o lúdico a favor de boas reflexões

A partir de animações que tratam de segurança na Internet, esta ficha tem como temática os riscos de postar informações e navegar sem orientação na rede. Os vídeos são ótimos recursos para discutir o tema. É importante sempre partir do reconhecimento das incríveis oportunidades da Internet antes de debater as situações de risco.

FICHA 07 - O lixo tecnológico

Tem como temática a Metarreciclagem e Segurança Ambiental, trazendo uma reflexão crítica sobre o consumismo e riscos ambientais gerados pelo descarte equivocado do lixo tecnológico.

FICHA 8 - Os relacionamentos on-line

A proposta desta ficha é proporcionar a reflexão sobre os relacionamentos entre os jovens brasileiros na Internet. Além de discutir as oportunidades positivas que podem ser aproveitadas na rede, a atividade propõe esclarecer que, na Internet, nem sempre podemos ter certeza de quem está do outro lado da tela.

FICHA 9 - Canal de orientação on-line

Apresentar o Helpline BR, canal de orientação on-line para crianças e adolescente, e sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância de buscarem ajuda para situações de risco vivenciadas no ciberespaço e tirarem dúvidas sobre o uso seguro da Internet.
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INFOGRÁFICO - Hábitos de Navegação

Pesquisa com jovens - "Hábitos de navegação on-line"

Para manter a Internet livre e aberta, precisamos usá-la com respeito e ética. Conhecendo melhor os hábitos on-line dos jovens podemos ampliar as oportunidades que a rede oferece.

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INFOGRAFICO 01

Pesquisa com alunos - "Você navega com segurança?"

Dentre as pesquisas sobre segurança on-line realizadas pela SaferNet, este infográfico destaca alguns dos principais hábitos de estudantes brasileiros. Estes dados podem ajudar na elaboração de planos de aulas com o enfoque na prevenção aos cibercrimes, o que favorece a educação para uso ético e responsável da Internet.

INFOGRAFICO 02

Pesquisa com educadores - "Estamos educando para a Internet?"

Destacamos aqui alguns hábitos de educadores. A SaferNet, preocupada em manter o destaque na proteção e promoção dos Direitos Humanos na rede, idealizou estas pesquisas para criar indicadores de segurança também no que diz respeito ao uso ético e responsável da Internet, levando em consideração o respeito à liberdade de expressão, às diversidades e aos direitos fundamentais, especialmente aqueles previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).