-
Vídeo aulas
Introdução
Apresentação do conjunto de vídeo aulas sobre Uso ético e responsável da internet para apoiar na formação de multiplicadores, educadores e pais interessados em promover as oportunidades do uso da internet por crianças e adolescentes, minimizando as situações de risco e violações de direitos humanos. Apresentamos brevemente o trabalho da SaferNet Brasil e do Instituto Childhood Brasil.
Módulo 01
Novas tecnologias, nova infância?
Neste módulo o foco da atividade esta voltado para as transformações tecnológicas, as novas formas de se relacionar, o perfil dos usuários e a compreensão da dimensão pública da internet.
Módulo 02
Entre oportunidades e riscos on-line
Neste módulo discutimos riscos e perigos no ciberespaço, como por exemplo, exposição da privacidade e de dados pessoais, uso excessivo das tecnologias e ciberbullying.
Módulo 03
Entre oportunidades e riscos on-line (PARTE 2)
Continuação da abordagem sobre riscos e perigos no ciberespaço, com destaque para questões ligadas à sexualidade: sexting (exposição íntima) e violência sexual como: aliciamento, exploração e abuso sexual. Sinais para identificação de problemas e dicas de prevenção básica.
Vídeos
Campanha contra a Exploração sexual infantil-Presente
Vídeo da campanha da GVT em parceria com a Safernet contra a Exploração Sexual Infantil. Conheça o site da campanha e ajude a divulgar esta causa #emdefesadainfancia
Mais sobre a campanha: www.gvt.com.br/contrapedofilia
Uso Responsável da Internet
Vídeo da campanha da Safernet e do Ministério Público para promoção do uso seguro, responsável e ético da Internet no Brasil. O filme foi vinculado pelas principais emissoras de televisão do Brasil e faz parte da estratégia de mobilização e sensibilização da sociedade para garantir e defender os direitos humanos também na Internet. Assista, divulgue, comente, participe! O futuro da Internet depende do que fazemos com ela.
Mais orientações: www.denuncie.org.br
Retrato Falado
Nem sempre é fácil saber quando estamos sendo enganados na Internet. Cuidado com suas informações pessoais, com senhas e dados bancários. Evite publicar informações pessoais para estranhos. Navegue com responsabilidade para manter-se seguro.
Mais orientações: www.denuncie.org.br
Dia da Internet Segura 2013
Vídeo da campanha brasileira para o Dia Mundial da Internet Segura, coordenada no Brasil pela SaferNet, Ministério Público Federal e Comitê Gestor da Internet do Brasil.
Dia Internet Segura Brasil 2012
Vídeo global do Dia Mundial da Internet Segura 2012. Acesse o site e participe das atividades: www.diadainternetsegura.org.br
Mais informações: www.diadainternetsegura.org.br
Dia Internet Segura Brasil 2011
Mais informações: www.diadainternetsegura.org.br
Marcelo Tas no Dia da Internet Segura 2011
Marcelo Tas apoia a campanha do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil. Você curte a Internet? Você joga on-line, estuda, trabalha e se diverte na rede? Veja as dicas do Tas para manter-se sempre seguro e navegar com responsabilidade.
Mais orientações: www.denuncie.org.br
Dia da Internet Segura 2010
Vídeo da campanha brasileira para o Dia Mundial da Internet Segura, coordenada no Brasil pela SaferNet, Ministério Público Federal e Comitê Gestor da Internet do Brasil. Apresenta alerta para internautas, especialmente adolescentes, sobre o risco de exposição de intimidade na rede. Indiretamente discute o "Sexting": divulgação por celular e Internet de fotos sensuais e íntimas por parte dos adolescentes. Uma vez on-line, é impossível controlar o uso das imagens. Por isso, Pense bem antes de publicar!
Cuidados em família
Vídeo da campanha brasileira para o Dia Mundial da Internet Segura, coordenada no Brasil pela SaferNet, Ministério Público Federal e Comitê Gestor da Internet do Brasil. Apresenta alerta para famílias brasileiras sobre a dimensão pública da rede Internet. Além das muitas qualidades, também há riscos na Internet que exigem cuidados por parte dos cidadãos.
Sexting: perigo nas fotos íntimas
Publicar fotos na Internet e pelo celular pode ser muito legal, mas uma vez on-line, perdemos o controle sobre as fotos, vídeos e comentários que publicamos. Pense sempre muito bem antes de divulgar algo na maior praça pública do mundo: a Internet. Não são só nossos amigos e familiares que podem ver. Qualquer estranho pode ver, gravar, manipular e até usar as informações contra você se não pensar bem antes de publicar na rede. Aproveite os incríveis recursos da Internet e do celular, mas não deixe de tomar cuidado com os limites. Navegue com responsabilidade para não naufragar!
De volta às aulas
Minhas fotos das férias no mural da escola, no outdoor da rua de casa e na lataria do Busão?Cuidado com as fotos que publica on-line. Uma vez na rede, perdemos completamente o controle sobre o uso que podem fazer delas. Vídeo produzido para debater com alunos as questões de privacidade, exposição, confiança e riscos nas redes sociais e na Internet em geral. Confira nossas sugestões de aulas.
Nem Tudo é Legal na Internet
Nem tudo é verdade e nem todos são amigos na Internet. A Internet é aquilo que fazemos dela. Pode ser muito bacana para estudar, jogar, se informar, conversar com amigos, trabalhar e simplesmente passar o tempo, mas também pode ser usada por criminosos. Vídeo para debater com alunos as questões de crimes na Internet, canais de denúncias e conteúdos impróprios.
Vírus, Cuidado com o que abre
Animação produzida pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal na Paraíba com base nas dicas da Cartilha SaferDic@s. Tema: Vírus e Invasão de computadores.Mais orientações: www.denuncie.org.br
Como usar Youtube com segurança?
Algumas dicas do Google para manter a segurança no YouTube
Como jogar online com segurança?
Algumas dicas do Google de como jogar e manter a segurança on-line
Como detectar mentiras na Internet?
Algumas dicas do Google de como detectar mentiras e manter a verdade tendo conhecimento de mídias e cidadania cibernética
Que exploração é essa - Parte 01
O caminhoneiro Milton viaja na companhia do filho Diego, que aproveita as férias para conhecer o Brasil ao lado do pai. Ao pararem num restaurante, Diego é abordado por Sheyllon, uma garota de sua idade. A jovem revela sua situação de abandono familiar e conta como se tornou vítima da rede de exploração sexual de crianças e adolescentes. Milton decide ligar no Disque 100 com esperança de poder mudar a vida de Sheyllon.
Que exploração é essa - Parte 02
O caminhoneiro Milton e o filho Diego decidem parar a viagem para descansar. Na recepção de um hotel, Milton encontra outro caminhoneiro, velho conhecido seu, que está prestes a entrar no quarto com uma jovem vítima da exploração sexual de crianças e adolescentes. Milton conscientiza o amigo e consegue convencê-lo a não fazer o programa. A mudança nos planos leva a garota a ser pressionada por capangas da rede de aliciadores, mas a denúncia feita por Milton à polícia pode mudar seu destino.
Que exploração é essa - Parte 03
Após entregar a carga, o caminhoneiro Milton passeia com o filho Diego numa praia. Ali, são abordados por um sorveteiro que lhes oferece uma surpresa. Duas garotas são encaminhadas a Milton e Diego. Eles ouvem a história dramática das duas, que contam como entraram numa perigosa rede de exploração. A conversa é interrompida com a chegada de um policial militar e de uma representante do Conselho Tutelar, já desconfiados de que há exploração sexual na área turística.
Que exploração é essa - Parte 04
O caminhoneiro Milton interrompe a viagem para que seu filho Diego envie para casa as fotos feitas durante a viagem. Numa lan-house da estrada, Diego acessa seu e-mail e se surpreende ao deparar-se com fotos de meninos e meninas em posições sensuais. Milton se espanta: ele não imaginavam que a exploração sexual de crianças e adolescentes ocorria também via internet. No entanto, os dois descobrem que pela Internet também é possível denunciar esse tipo de situação.
Que exploração é essa - Parte 05
O caminhoneiro Milton para a fim de abastecer, e descobre que a região agora é ponto de exploração sexual de crianças e adolescentes. O frentista o informa que ali, predominantemente, são garotos as principais vítimas dos aliciadores. Paralelo a isso, Diego está afastado conversando com um garoto que revela a situação de exploração em que vive. Milton encontra os dois e é convencido pelo filho a ajudar o garoto. Eles ligam para o Disque 100 e, com a ajuda do frentista, tomam providências para encaminhar o jovem ao Conselho Tutelar.
Dicas na TV
Crianças & Mídia
Campanha da Rede Globo contra o bullying
Serginho Groisman fala sobre bullying em campanha da Rede Globo